Currículo completo

Histórico acadêmico, experiências, projetos e produções. Foco em EaD, criação de cursos e IA aplicada.

EaDCriação de Cursos IA aplicadaGestão Acadêmica

Perfil

Profissional de Educação e Tecnologia com quase quatro décadas de atuação integrando gestão acadêmica, desenho de cursos e transformação digital com foco em valor para o usuário.

Experiência sólida em EaD, criação de trilhas, facilitação de metodologias ativas e uso responsável de IA para roteirização, feedback e automações.

Formação Acadêmica

  • Doutorado (disciplinas concluídas) em Tecnologia Educacional — UNICAMP/USP. Status: disciplinas concluídas.
  • Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional — USP, 1997. Tese: Estruturas de Atributos Multivalorados em BD Orientado a Objetos. Orientador: Caetano Traina Jr. Bolsa: CNPq.
  • Especialização em Metodologia da Educação a Distância — UNISUL. Carga horária: 810h. Status: curso interrompido em 2005 (não concluído).
  • Pós-graduação (lato sensu) em Auditoria — UNIB, 1987. Carga horária: 360h.
  • Bacharelado em Ciências Contábeis — UNIB, 1985.

Formação complementar

  • MBA em Gestão de Educação a Distância — UNISUL. 360h. Interrompeu em 2005
  • Capacitação de Professores em EAD - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. (60h)

Experiência Profissional / Acadêmica

  • Diretor de Extensão Universitária — 11 anos: convênios; cursos para empresas e comunidade; gestão de indicadores.
  • Coordenador de Educação a Distância — 7 anos: implantação de metodologias, plataformas e avaliação de aprendizagem.
  • Coordenador de Estágios — 10 anos: relacionamento com 20+ cursos, centenas de parcerias e supervisão.
  • Coordenação de Graduação e Pós — 30 anos: projetos de cursos, alinhamento curricular e qualidade acadêmica.
  • Coordenação de Processos Seletivos — 12 anos: logística e supervisão nacional (presencial e remoto).

Projetos (Ensino, Pesquisa e Extensão)

Escola no Ar — Ecossistema de Aprendizagem

Objetivo: hub de cursos e trilhas por competências.

Público-alvo: educadores e profissionais.

Metodologia: microlearning, avaliação formativa, rubricas.

Ferramentas: LMS, Google Workspace, GitHub Pages, IA.

Indicadores: engajamento, conclusão, NPS.

Mais detalhes

Governança leve (releases quinzenais), analytics para priorização de conteúdo, catálogo por competência e emissão de digital badges. Veja mais

Currículo Digital & Portfólio

Objetivo: evidenciar prática docente e resultados.

Público-alvo: parceiros e recrutadores.

Metodologia: Evidências (EBA), rubricas e versionamento.

Ferramentas: GitHub Pages, HTML5/PDF, QR-codes.

Indicadores: atualização, acessos, contatos.

Mais detalhes

Cases padronizados (Objetivos • Metodologia • Resultados) e integração com currículo enxuto/completo. Veja mais

Trilhas de Formação Docente em EaD

Objetivo: capacitação em desenho de cursos on-line e IA.

Público-alvo: docentes e equipes pedagógicas.

Metodologia: oficinas práticas, PBL, comunidades de prática.

Ferramentas: copilotos de IA, LMS, Workspace.

Indicadores: qualidade de planos, aplicação em sala, feedback.

Mais detalhes

Sequências didáticas com rubricas; mentoria; repositório de planos validados e reusáveis.

Projeto21 — Sonho de Ser (Extensão Universitária)

Objetivo: projetos de impacto local e projeto de vida.

Público-alvo: estudantes e educadores das redes parceiras.

Metodologia: aprendizagem experiencial, PBL e badges.

Ferramentas: convênios, Workspace, vitrine GitHub.

Indicadores: participação, conclusão, badges, portfólios.

Mais detalhes

Integração ensino–pesquisa–extensão; exposição pública dos projetos; acompanhamento com stakeholders locais.

Estúdio Escola no Ar — Objetos de Aprendizagem (com IA)

Objetivo: micro-objetos reutilizáveis com alta acessibilidade.

Público-alvo: docentes e equipes pedagógicas.

Metodologia: design modular, roteirização com IA, testes A/B e revisão por pares.

Ferramentas: H5P/HTML5, IA, Git, transcrições/legendas.

Indicadores: retenção por unidade, tempo de consumo, taxa de acerto.

Mais detalhes

Biblioteca com metadados e catálogo por competência; pipeline de revisão e melhoria contínua.

Produções & Apresentações

Exemplos
  • Apresentações em congressos e simpósios sobre BD orientado a objetos e EaD.

Bancas & Orientações

Participação em bancas (TCC)

Exemplos
  • Bancas de TCC em Administração e Ciências Contábeis (UNASP-EC).

Orientações (monografias)

Exemplos
  • Orientações em Gestão do 3º Setor, Docência e áreas correlatas.