Educação a Distância, criação de cursos e IA aplicada à aprendizagem

Síntese de trajetória com foco em EaD, desenho de experiências de aprendizagem e uso responsável de IA.

EaDCriação de CursosIA aplicadaGestão Acadêmica

Formação Acadêmica

  • Doutorado (disciplinas concluídas) em Tecnologia Educacional — UNICAMP/USP. Status: disciplinas concluídas.
  • Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional — USP, 1997. Título: Estruturas de Atributos Multivalorados em BD Orientado a Objetos. Orientador: Caetano Traina Jr. Bolsa: CNPq.
  • Especialização em Metodologia da Educação a Distância — UNISUL. Carga horária: 810h. Status: curso interrompido em 2005 (não concluído).
  • Pós-graduação (lato sensu) em Auditoria — Universidade Ibirapuera (UNIB), 1987. Carga horária: 360h.
  • Bacharelado em Ciências Contábeis — Universidade Ibirapuera (UNIB), 1985.

Formação complementar

  • MBA em Gestão de Educação a Distância — UNISUL. Carga horária: 360h. (2015–2016)

Experiência em destaque

  • Diretor de Extensão Universitária — 11 anos: convênios com empresas e prefeituras; cursos corporativos e para a comunidade.
  • Coordenador de Educação a Distância — 7 anos: implantação de metodologias, plataformas e avaliação.
  • Coordenador de Estágios — 10 anos: supervisão e parcerias em 20+ cursos.
  • Coordenação de Graduação e Pós — 30 anos: alinhamento curricular e qualidade acadêmica.
  • Coordenação de Processos Seletivos — 12 anos: logística nacional (presencial e remoto).

Projetos em andamento

Escola no Ar — Ecossistema de Aprendizagem

Objetivo: hub de cursos e trilhas por competências para formação continuada.

Público-alvo: educadores e profissionais.

Metodologia: microlearning, avaliação formativa e rubricas.

Ferramentas: LMS, Google Workspace, GitHub Pages, automações com IA.

Indicadores: engajamento, conclusão, NPS, evidências no portfólio.

Próximos passos: badges e analytics integrados.

Currículo Digital & Portfólio

Objetivo: evidenciar prática docente, projetos e resultados.

Público-alvo: parceiros e recrutadores.

Metodologia: Evidências de Aprendizagem (EBA), rubricas e versionamento.

Ferramentas: GitHub Pages, HTML5, PDFs executivos, QR-codes.

Indicadores: atualização, acessos, contatos qualificados.

Próximos passos: integração com LinkedIn e página de cases.

Trilhas de Formação Docente em EaD

Objetivo: capacitar professores em desenho de cursos e uso responsável de IA.

Público-alvo: docentes e equipes pedagógicas.

Metodologia: oficinas “mão na massa”, PBL, sala invertida, comunidades de prática.

Ferramentas: copilotos de IA, LMS, Workspace.

Indicadores: qualidade de planos (rubricas), aplicação em sala, feedback de turma.

Próximos passos: coortes contínuas e mentoria entre pares.

Projeto21 — Sonho de Ser (Extensão Universitária)

Objetivo: articular escolas/secretarias e comunidade em projetos de impacto local e projeto de vida.

Público-alvo: estudantes e educadores das redes parceiras.

Metodologia: aprendizagem experiencial no território, PBL, mentoria e digital badges.

Ferramentas: convênios, Google Workspace, vitrine de projetos (GitHub Pages).

Indicadores: participação, conclusão, badges emitidos, portfólios.

Próximos passos: expansão de parcerias e repositório público de projetos.

Estúdio Escola no Ar — Objetos de Aprendizagem (com IA)

Objetivo: produzir e versionar micro-objetos reutilizáveis (vídeos curtos, simuladores, quizzes).

Público-alvo: docentes e equipes pedagógicas.

Metodologia: design modular, roteirização com IA, revisão por pares e testes A/B.

Ferramentas: H5P/HTML5, repositório Git, transcrições e legendas.

Indicadores: retenção por unidade, tempo de consumo, taxa de acerto.

Próximos passos: biblioteca aberta e catálogo por competência.